06/01/2022

Resolução 73/2021 despreza cenário epidemiológico e coloca em risco a saúde do corpo acadêmico

O Sindicato dos Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (SINDSIFCE), em consonância com seu papel de defesa de sua categoria, vem a público manifestar desacordo diante da resolução  N• 73, expedida no dia 30 de dezembro 2021 e divulgada no último dia do ano de 2021, ocasião em que a maior parte da comunidade acadêmica se encontrava em recesso de trabalho.  O documento dispõe, dentre outras normativas, acerca do retorno presencial das atividades acadêmicas e administrativas no próximo dia 10 de janeiro, segunda-feira.

Consideramos que a decisão ignora todo o esforço feito para manutenção do diálogo, da participação e do zelo primário pela vida de todes, pois desconsidera o atual e grave cenário epidemiológico em nosso Estado, com aumento exponencial de casos de Covid-19, influenza e coinfecções. Além disso, despreza o  Plano de Retorno Gradual, disposto na Resolução CONSUP – IFCE, N• 62, de 19 de outubro de 2021, que regulamenta os processos de retomada, bem como os diagnósticos mais profundos das Comissões Internas de Saúde do Servidor Público (CISSP), colocando em risco milhares de pessoas. De maneira imponderada, aspectos externos relevantes e inseparáveis ao processo de retorno presencial (como transporte de servidores e estudantes, recursos da assistência estudantil, entre outros), sequer são mencionados.

Ao fazer isso de forma aligeirada, a Reitoria torna secundária a condição dos sistemas de saúde municipais, estadual e as realidades localis dos campi, que ainda não dispõem plenamente de EPIs e demais meios indicados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), FIOCRUZ e demais instituições de saúde e pesquisa, a fim de recepcionar a contento todo o corpo acadêmico e preservar suas famílias.

Em diversas ocasiões o SINDSIFCE esteve nas discussões com a administração geral do IFCE, com sua base filiada e estudantes, buscando solucionar as inúmeras lacunas nos âmbitos da biossegurança, infraestrutura, orçamento e logística para a retomada das atividades.

Nos preocupa o modus operandi desses despachos e a forma como a comunidade acadêmica foi surpreendida com a aceleração imprudente das fases do retorno presencial, o que impactará a vida de toda a sociedade. Bem sabemos que protocolos como apresentação do passaporte vacinal e uso de máscara não são garantidores de preservação da saúde – vide atual contexto de grande transmissão da variante Ômicron em todo país e no mundo.

Diante do exposto, a diretoria do SINDSIFCE oficiou hoje, 6 de janeiro, a Reitoria do IFCE, solicitando a participação em reunião a ser realizada, conforme divulgado nas redes sociais e emails, sem data e horário explicitamente definidos. Informamos, ainda, que será lançado edital de convocação para Assembleia Extraordinária, a ser realizada na próxima terça-feira, 11 de janeiro, com o intuito de que a categoria se manifeste acerca das deliberações sobre o tema.

Última atualização: 06/01/2022 às 20:34:42