12/03/2020

Peça teatral Elas: as Mulheres! (de Shakespeare) abrirá o I Encontro de Mulheres do SINDSIFCE, nesta sexta, 13/3, às 16h

O Sindicato dos Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (SINDSIFCE) realiza, sexta e sábado, 13 e 14 de março, no Campus Maracanaú, do IFCE, o I Encontro de Mulheres. Entre outras debatedoras convidadas, o evento contará com Enedina Soares, Lola Aronovich, Luzia Mota e Zuleide Queiroz, em mesa com mediação da professora Artemis Martins, integrante da Diretoria Colegiada do Sindicato.

"Vivas, livres e resistentes dentro e fora do IFCE" é o tema do encontro e também desta mesa de debates, na abertura do evento, às 18h30 da sexta-feira, 13/3, com acesso aberto ao público em geral.

O Encontro começa nesta sexta-feira, às 16h, no IFCE Maracanaú, com a apresentação da peça Elas: as Mulheres! (de Shakespeare), com integrantes da comunidade acadêmica do IFCE. Oportunidade para conferir essa produção artística, que convida à reflexão. A peça tem entrada franca e é aberta ao público em geral, além das participantes do I Encontro de Mulheres.

"Numa noite de Verão, Carla e Laura se juntam para fazer um trabalho, até que se deparam com uma situação inusitada. Três mulheres aparecem em sua casa. As diferentes realidades se misturam e criam uma balbúrdia. Se no século XXI já é difícil ser mulher, imagine nos séculos passados. Agora, Laura e Carla tem a chave para mostrar o mundo como ele é. Mas será que ele é realmente diferente?", instiga a sinopse da peça, dirigida por Mirlla Araujo, estudante da Licenciatura em Teatro, e que tem no elenco Laura Virgínia (Carla), Carla Beatriz (Laura), Joellyane Laurindo (Julieta), Iasmin Cavalcante (Desdêmona) e Stefany Almeida (Ofélia).

A produção da peça é de Julia Rodrigues, Gisela Monteiro, Emilly Sousa, Marcela Monteiro e Wiklyn Soares. O espetáculo é originário do programa "Juventude Arte e Ciência", do Departamento de Educação e Ensino Médio do Campus Fortaleza do IFCE - P6 de Telecomunicações.

Evento é aberto ao público geral

A Diretoria Colegiada do SINDSIFCE convida todas e todos a assistir à peça e a participar do primeiro dia do Encontro de Mulheres, nesta sexta-feira, 13/3, no Campus Maracanaú, do IFCE, com credenciamento a partir de 14h.

O evento ganha importância ainda maior nesse momento político e social extremamente grave, de diversas medidas contra as servidoras, os servidores e a educação pública, incluindo os Institutos Federais, e de um governo que promove diariamente novos ataques contra as mulheres.

Resistir é preciso! O I Encontro de Mulheres do SINDSIFCE também será uma das atividades que marcam a reta final da atual gestão do Sindicato.

Programação:

Sexta, 13 de março (aberto ao público)
14h Credenciamento
16h Peça - Elas: as mulheres! (de Shakespeare)
17h Coquetel e abertura da exposição “Trabalhadoras que fazem o IFCE” e homenagem às mulheres que participaram de gestões do SINDSIFCE
18h30 Mesa de abertura
Tema: Vivas, livres e resistentes, dentro e fora do IFCE
Confirmadas: Enedina Soares, Lola Aronovich, Luzia Mota e Zuleide Queiroz
Mediação: Artemis Martins

Sábado, 14 de março (restrito às mulheres inscritas)
8h30 Mesa redonda
Tema: Feminismos, relações de trabalho e o nosso lugar no IFCE