22/10/2014

Servidores do IFCE Ubajara também paralisarão atividades, em defesa da jornada de 30 horas

Servidores dos campi de Limoeiro do Norte e Tabuleiro do Norte paralisaram suas atividades por dois dias, nesta semana, reivindicando imediata revogação da portaria da Reitoria do IFCE que amplia a jornada para 40 horas. Novas assembleias acontecem amanhã em Limoeiro, Canindé e Crateús.

O Campus Ubajara do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) é a terceira unidade da instituição a deliberar por paralisação de atividades, como forma de cobrar a revogação da portaria assinada pela Reitoria do Instituto que modifica de 30 para 40 horas semanais a jornada de trabalho dos servidores. Reunidos em assembleia na manhã desta quarta-feira, 22/10, os servidores do Campus Ubajara resolveram paralisar atividades nos próximos dias 29 e 30, quarta e quinta-feira da semana que vem, se somando à mobilizacao dos servidores dos campi Limoeiro do Norte e Tabuleiro do Norte, que paralisaram os trabalhos ontem e nesta quarta-feira, também em defesa da jornada de 30 horas.

Em Ubajara, a assembleia contou com a participação dos técnico-administrativos, que disseram “não” à imposição da jornada de 40 horas pela Reitoria do IFCE e destacaram que outros Institutos Federais, como o de São Paulo, garantiram preferência à jornada de 30 horas, por mais qualidade de vida para o servidor e maior qualidade de atendimento ao público do Instituto. Representantes do Sindicato dos Servidores do IFCE (SINDSIFCE), que participaram da assembleia, reiteraram que, ao contrário do que afirma a administração do IFCE, existe pleno amparo legal para que seja mantida a jornada de 30 horas – um direito conquistado pelos servidores na greve de 2012, quando foi aceito pela própria Reitoria.

A assembleia de Ubajara deliberou que, nos próximos dias 29 e 30/10, haverá, além da paralisação, um diagnóstico das carências e dos problemas do campus, em termos de infraestrutura e de pessoal, para a definição de uma pauta local de reivindicações, a se somarem à bandeira da defesa da jornada de 30 horas.

Limoeiro do Norte: paralisação e nova assembleia

Os servidores de Limoeiro do Norte, que paralisaram as atividades ontem e nesta quarta-feira, 22/10, em luta pelas 30 horas, desenvolveram uma série de ações para conscientização da comunidade acadêmica quanto ao tema. Foi redigida uma nota dos servidores, que pautaram o tema com os estudantes e receberam apoio.

A paralisação das atividades dos campi do IFCE em Limoeiro e Tabuleiro também despertou forte repercussão nas mídias sociais e na imprensa, com matérias em jornal impresso, rádio, TV e Internet, levando à sociedade como um todo a real situação vivenciada pelos servidores, cujo direito à jornada de seis horas diárias está seriamente ameaçado.

Novas assembleias

Nesta quinta-feira, 23/10, uma nova assembleia acontece no Campus Limoeiro do Norte, em que os servidores vão avaliar os resultados dos dois dias de paralisação e debater um possível indicativo de greve, caso não haja resposta da Reitoria quanto à reivindicação de revogar a portaria que quebra a jornada de 30 horas.

Também nesta quinta-feira os servidores do IFCE realizarão assembleias nos campi de Canindé e Crateús. Já na sexta-feira, 24/10, acontece assembleia no Campus Caucaia. Os servidores seguem mobilizados pelo respeito ao direito conquistado e à jornada de 30 horas.

Última atualização: 22/10/2014 às 19:23:32