02/07/2014

Servidores do IFCE se preparam para participar do Encontro Estadual de Educação

Os servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) estão em preparação para participar do Encontro Estadual de Educação, que acontece nos dias 18, 19 e 20 de julho, em Fortaleza. O evento regional é uma organização de sindicatos, movimentos sociais, entidades acadêmicas, movimentos estudantis e partidos comprometidos com a causa da educação pública, gratuita e de qualidade e integra o processo de mobilização para o Encontro Nacional de Educação (ENE), que acontece nos dias 8, 9 e 10 de agosto, no Rio de Janeiro.

O evento regional objetiva ampliar o debate em torno de eixos definidos como prioritários ao tema da educação. De acordo com Pedro Hermano, membro da Diretoria Colegiada do SINDSIFCE e participante do processo de organização do encontro cearense, a atividade deve servir como um importante espaço de formação teórica e política a estudantes e servidores do IFCE que desejem participar do ENE. “O encontro estadual que vem sendo organizado tem sido fruto de um intenso e rico processo de construção coletiva, envolvendo diversas entidades e organizações. Nós, do SINDSIFCE, ao participar desse processo, queremos ampliar o chamado à comunidade do Instituto a participar desse importante momento de estudo e elaboração política sobre a educação em nosso estado”.

Além de servir como preparação teórica e política, o Sindicato reitera a decisão tomada em Assembleia Geral da categoria, que aponta a participação no encontro estadual como condição aos associados que tiverem interesse em participar do encontro nacional sob custeio da entidade. Para tanto, deve-se preencher formulário de inscrição e, por meio dele, manifestar se há interesse em participar do encontro que acontece no Rio de Janeiro. Após preenchido, o formulário deve ser encaminhado ao e-mail inscricoessindsifce@gmail.com ou entregue na sede do Sindicato, até o dia 15 de julho.

O SINDSIFCE reforça o chamado a participar do Encontro Estadual de Educação que acontece no Ceará. Financiamento e mercantilização da educação: das creches à pós-graduação; democratização da educação; acesso e permanência; passe livre e transporte público; precarização das atividades dos trabalhadores da educação; avaliação meritocrática na educação; e educação no campo (indígenas e quilombolas) estão entre os grandes temas norteadores da atividade. A metodologia definida para o evento inclui mesas redondas e grupos de discussão que contarão com nomes que estão sendo definidos durante as reuniões de organização. O local também deve ser divulgado em breve.

Formulário de inscrição para servidores filiados ao SINDSIFCE: download

Para mais informações sobre o Encontro Nacional de Educação, acesse: www.sinasefe.org

Confira a programação do Encontro Estadual que acontece no Ceará:

Sexta-feira, 18 de julho

Credenciamento

- Financiamento da Educação Pública
- Privatização e Mercantilização da Educação: das creches à pós-graduação.

Noite
- Democratização da educação