23/06/2014

Concurso do IFCE: em nota, servidores se solidarizam com candidatos e apontam problemas estruturais

Os servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) se solidarizam com os candidatos ao mais recente concurso público realizado pela instituição, com os servidores que trabalharam durante o concurso e com a sociedade cearense como um todo, pelos graves e lamentáveis problemas verificados neste domingo, 22/6, quando da realização do certame previsto no Edital No. 05/2014. Como é de conhecimento, o concurso foi marcado por problemas como alteração de horários de provas, falta de comunicação aos candidatos, dificuldades para quem se preparou para se submeter aos exames, denúncias de trocas de envelopes de provas, entre outras intercorrências.

Esses problemas, que causam grandes danos a quem dedicou tempo, estudo, dinheiro e principalmente o melhor de seu esforço pessoal para tentar ingressar no IFCE, infelizmente não representam uma exceção nos últimos tempos, no contexto do Instituto. Tampouco podem ser creditados a casualidades, sendo, isso sim, consequência do processo de precarização dos institutos federais e de sua expansão realizada de forma desordenada e a toque de caixa, sem os devidos investimentos e cuidados quanto a pessoal, infraestrutura, condições de trabalho, qualidade de ensino, pesquisa e extensão.

Do mesmo modo, a falta de melhor e mais rápida comunicação com os candidatos, que prejudicou inúmeros participantes do concurso neste domingo, é também reflexo de uma instituição em que mesmo a comunicação interna, o diálogo entre administração e servidores, é extremamente difícil no cotidiano, na ausência de uma cultura de transparência e publicidade dos atos e decisões, de participação e de gestão democrática.

Em sua primeira manifestação sobre os problemas deste domingo, segundo registros da imprensa, a administração do IFCE se limitou a afirmar que as mudanças de horário de prova teriam sido devidamente expostas nas redes sociais e no site do Instituto, ou seja, a procurar responsabilizar os candidatos, em vez de reconhecer e resolver as falhas verificadas no processo. Também apontou, em nota oficial, “falha em sistema informatizado de responsabilidade de empresa terceirizada contratada pelo IFCE, o que impactou na logística do concurso”.

A grande repercussão dos problemas verificados no concurso revela para toda a sociedade aquilo que a comunidade acadêmica do IFCE já conhece e vivencia no dia a dia: que a atual realidade do Instituto é de insuficiência de pessoal, excesso de trabalho, carga horária excessiva, desrespeito e ameaças a direitos de servidores, falta de estrutura em setores estratégicos, ausência de uma Coordenação de Concursos e Vestibulares (em contraste com universidades como a UFC e a Uece). Os problemas do concurso também prejudicam os atuais servidores, que necessitam urgentemente do apoio de novos colegas, a serem selecionados através do exame. Do mesmo modo, os atuais servidores que solicitaram remoção (mudança de campus) dependem do ingresso de novos servidores, para que possam concretizar a mudança pleiteada.

Os servidores do IFCE manifestam sua solidariedade com os candidatos e reivindicam a imediata apuração das responsabilidades quanto aos problemas ocorridos. Os servidores exigem a adoção das devidas providências para que nenhum candidato seja prejudicado, para que nossa instituição não volte a ter sua credibilidade abalada, para que possamos avançar na construção de um Instituto em que haja verdadeiramente respeito aos servidores, aos estudantes e à sociedade.

A Diretoria Colegiada do SINDSIFCE
Sindicato dos Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Última atualização: 23/06/2014 às 20:58:18